Páginas

DIÁRIO DE UMA VIAGEM NO NORDESTE ENCANTADOR- ILHA DE ITAPARICA EM SALVADOR


Ilha de Itaparica
        Dia 19 de Janeiro, por volta das 9h00, em meio a uma triste notícia, saímos com  destino a Ilha de Itaparica. A turma segue animada, eu porém sinto-me triste, afinal a morte sagaz e impiedosa em saciar sua fome segue indiferente a tudo, até mesmo à distância e aos bons momentos que a gente vive. Mesmo distante, rogo a Deus pelo familiares e em especial a minha amiga Patricia, que de forma repentina perde seu pai, seu amigo e companheiro.
      Com a galera empolgada seguimos pra pegar o Catamarã, Apolônio Avô.
     A ilha de Itaparica está localizada a 13 km (via Ferry-boat) de Salvador e é a maior das 56 ilhas da Baía de Todos os Santos. A ilha possui mais de 40 km de praias, com abundante vegetação tropical, onde predominam exuberantes coqueirais e muita história para contar, tendo defronte a cidade de Salvador, ao longe, separada pela Baía de Todos os Santos. “A ilha”, como é carinhosamente chamada pelos seus moradores, veranistas e turistas, tem 246 km² e 55,000 habitantes distribuídos em dois municípios: Itaparica, onde se localiza a única fonte de água hidromineral a beira mar das Américas, Vera Cruz, que se dá o luxo de ter a sede com outro nome, assim: Vera Cruz, capital: Mar Grande.
       Em meio a beleza e grandiosidade do mar da Bahia, que na verdade é o mesmo que banha todo nosso litoral, é que conseguimos ver a nossa pequenez como seres humano, insignificantes diante da exuberância dessa magnífica criação.


        No barco, uma mescla de cores, raças e idiomas, afinal seguem juntamente conosco, franceses, ingleses, brasileiros de diversos lugares e os baianos que por sua alegria e solércia, sempre gentis e acolhedores nos fazem pensar que são mesmo de um país diferente. E são.
     Ao chegarmos próximo à Ilha, descemos do barco Apolônio para uma pequena embarcação que nos levará até a Ilha. Para os mais assustados e medrosos, temos o apoio dos braços fortes dos gentis anfitriões da Ilha, que se preciso for, carregam nos braços, até chegarmos em lugar seguro. Óbvio que recebem das turistas sempre um agradecimento caloroso. Se o turista for realmente esperto, de sorriso farto e bom de lábia, facilmente consegue um bom desconto  nos produtos oferecidos por eles. Mais ressalto, precisa mesmo ser bom de papo, pois eles são hábeis em nos convencer na manha tipica de todo bom baianês.
Charlene Magalhaes


Vista da Ilha

Um Francês  gentil 
       As praias banhadas pelo mar azul, calmo e de águas mornas da Ilha de Itaparica, a maior ilha da Baía de Todos os Santos, na Bahia, são destino certo para quem procura tranquilidade em meio à natureza exuberante para longos dias de descanso. 
Charlene Magalhães




      Com mais de 40 quilômetros de praias, a Ilha de Itaparica é dividida em dois municípios: Itaparica e Vera Cruz, cujo centro comercial é mais conhecido como Mar Grande. Cercada por uma extensa barreira de recifes, a ilha - cujo nome deriva do tupi, “Itaparica” significa “cerca de pedras” - tem águas brandas e piscinas naturais formadas em grande parte das praias, principalmente na maré seca.
      Em sua extensão é possível encontrar ainda enseadas praticamente desertas, dentre elas destaca-se Berlinque na extremidade de Vera Cruz. Para quem gosta de um pouco mais de agitação e infraestrutura, é indicado ficar pelas  praias de Ponta de Areia e Itaparica (em Itaparica). Ali há quiosques “pé na areia” que servem delícias da gastronomia local como o tradicional acarajé e porções de peixe como filé de agulinha e pititinga. Também há bebidas a base de frutas regionais abundantes como manga, umbu e cajá. 
        Um nossa despedida da Ilha e das terras baianas o barco Apolônio Avô nos presentou com uma boa música, bem ao ritmo das Bahia, nesse momento vimos que a música realmente tem o dom de unir as pessoas, independente da nacionalidade, franceses, ingleses, povo do norte, do sul, sudeste e nordeste em uma só voz, cantaram, dançaram  se confraternizaram, inclusive com direito a comemorarmos, como se da família fossemos, o aniversário de uma tripulante baiana  que recebeu de todos os votos de felicidades, as bençãos e a contagiante alegria de celebrar a vida, em meio a beleza do mar e euforia, regalo e jubilação de todos os presentes. 
A Despedida
        E como bem descreve o poeta e ensaísta Gustavo Feliciano nesses versos sobre a Ilha de Itaparica, despeço-me das terras baianas, guardando no peito toda magia e alegria desse revigorante passeio, cercada pelos novos amigos e amigas, pois cada novo amigo que ganhamos no decorrer da vida aperfeiçoa-nos e enriquece-nos, não tanto pelo que nos dá, mas pelo  que nos ajuda a revelar sobre nós mesmos. 
                                                                     ILHA DE ITAPARICA
Gustavo Felicíssimo

A noite nos mostra as estrelas, 
a lua crescente  e divina 
ancorada no mar da ilha
onde é musa que a todos cala.
Por sobre a maré uma luz,
o lume dos barcos ao longe,
um pássaro azul transluzente
e a vida vestida de organza. 
Não há lugar de leite e mel, 
apenas tu, Itaparica, 
em teu compasso natural. 
Nada mais singelo, senhores: 
nem canções falando de amor, 
nem amores feitos ao mar.

Poema extraído do site: http://sopadepoesia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário