Páginas

BEM-TE-VI NA JANELA


     Quando os primeiros raios de sol despontaram no
 horizonte, pedindo que a noite fosse embora, um Bem-te-vi
cantou na minha janela.

    Seu cantar doce e 
Google Imagem
suave como a brisa
da manhã, foi
despertando
meu coração.
Lembrei de minha
avó. Em noites
de verão, quando a
lua queria imitar o 
sol, uma turma de
crianças acocorava ao seu redor para que nos contasse
histórias de bruxas e 
feiticeiros, boi-tata e 
mula sem cabeça.
 Muitas destas histórias guardei em minha memória. Mas, uma em especial

sempre voltava à minha lembrança.

Era a história do canto do Bem-te-vi
    Minha avó dizia que quando o Bem-te-vi cantava na janela
era porque algo inesperado iria acontecer. Naquele dia era 
preciso ficar atento. A pessoa não poderia gritar, mentir ou
trapacear. Era preciso ser prestativo e ajudar a todos que
necessitassem. Se a pessoa não cumprisse as regras de bom 
comportamento, sete anos de azar iriam lhe acompanhar.
    Ela afirmava: 
     _Vocês conhecem o Zé da Pipa? 
    Homem já velho e solitário, não tinha amores, nem 
DINHEIRO, nem  amigos.... falava sozinho e por onde ia,
sempre carregava um  saco cheinho de entulhos. Contavam
que quando jovem era  muito rico e famoso, mas não havia 
respeitado o cantar do Bem-te-vi.
    No entanto, quem acolhesse o cantar do Bem-te-vi seria 
agraciado com PRESENTES do Universo. Era preciso prestar
atenção no cantar do pássaro..... Então, bastaria fazer um 
pedido.... e o Bem-te-vi voaria com ele sobre as asas – até 
Deus.
    Cresci, desejando que um Bem-te-vi cantasse em minha
janela.
    Hoje ele cantou...
 Fiquei em silêncio , acompanhando a melodia de meu amigo, pousado janela. Fechei meus olhos e fiz um pedido. 
    Um só!
    Pedi um amor - um amor que pudesse, no final da tarde, 
sentar-se comigo em baixo de uma árvore, tomar um 
chimarrão e lembrar histórias de nossos avós. Pedi um amor
companheiro, doce e suave, que pudesse envelhecer comigo. 
Pedi que aquele canto trouxesse o meu Bem Amado, paz, 
saúde e sabedoria.
      Quando abri meus olhos, o Bem-te-vi já havia deixado a 
minha janela....
       Agora, os raios de sol brilhavam mais forte, acariciando
minha testa.
    Será que ele voou com o meu pedido! Será que hoje algo inesperado vai acontecer:
   Por via das dúvidas, vou falar baixinho.... e sorrir a quem passar por mim....
   Ficarei atento.... E, se você precisar de mim, estarei pronto para ajudar.   
       
        Algo bom vai acontecer! Acredite.

Desconheço o(a) Autor(a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário