Páginas

Homenagem Póstuma a Professora Maria Piedade Aquino Almeida

Dia 13 de setembro de 2014, uma data para ser lembrada.



BlogSergioMatias


"Nada na vida é tão certo quanto a morte, sem esta a vida não teria significado algum.
O amor faz perdurar a imagem ou a  figura de quem cerrou os olhos para sempre."
Palavras do professor  Miguel Reale.

Maria da Piedade Aquino Almeida, mais conhecida como Professora Piedade ou simplesmente PIPI, a Piedade das Flores, da Família, dos Amigos e para quem teve o privilégio de com ela trabalhar,  A PIEDADE da EDUCAÇÃO e do respeito pelos Educandos e  Educadores  de um modo em Geral.

Nascida aos 26 de março de 1947, dedicou a maior parte de sua vida profissional ao Centro de Ensino Manoel Campos Sousa, mais conhecido como CEMA.

É, realmente as palavras me faltam, a inspiração não chega.  Sou assim, em meio a tristeza  fico silente. Silencia a voz, a mente, silencia a ALMA. Acho ser essa a melhor forma de expressar a DOR.

Falar o quê, diante da MORTE?!

Piedade, incrível como o próprio nome bem a define, não por sentir pena, dó, de quem quer que fosse, mas por ter sido sempre uma pessoa compassiva, compreensiva, companheira. Entregou-se de corpo e alma ao trabalho, à família, aos amigos e nos finalmente, às FLORES.

As homenagens foram singelas e belas. O toque da corneta realizado pelos integrantes da banda, ex-alunos que carregam consigo os ensinamentos da GRANDE MESTRA.

Mesmo não tendo filhos biológicos, foi "mãefessora" dedicada a todos os educandos que tiveram a oportunidade de passar por suas mãos . Não dava moleza, mas com delicadeza conseguia proezas inatingíveis por qualquer outro mestre estressado, por ver o descaso dos  pupilos. Pupilos, por serem pessoas além de alunos, uma vez que pupilos, significa alguém que é ajudado  e amparado por pessoa influente . Com sua influência mudou a vida de muita gente.
Quantos vidas ela mudou? Isso realmente não sei dizer em números exatos. Mas garanto que sou um pedacinho de gente que ela ajudou a transformar. Meus nove anos dedicados ao CEMA sob seu comando, me fizeram crer que, para ser LÍDER, necessário de faz respeitar os limites de cada ser humano. Depois dela, só conheci uma pessoa com mesmo potencial de "gerenciamento" de escola.

Poder de Decisão, isso ela tinha. Poder de Inclusão, maior ainda.
Google imagem

Que em sua sepultura, não falte as FLORES. As mesmas flores que enfeitaram a vida de muitas noivas, muitas mães, esposas e namoradas e até mesmo aos nossos entes que partiram e de suas mãos oferecemos a nossa última homenagem em forma de coroas. 

Que em sua sepultura, nasçam as mais lindas e vibrantes rosas, orquídeas, crisântemos e tantas outras flores, abrindo um sorriso, um cheiro, e uma alegria tão inerente à sua pessoa.

Que em nossas lembranças resida a bondade, a generosidade e o respeito que ela sempre dedicou aos seus liderados e principalmente à EDUCAÇÃO.

Fica o exemplo e se perpetue a SAUDADE.


Charlene Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário