Páginas

13 SINAIS QUE VOCÊ ESTÁ APAIXONADA

Coração acelerado, pensamento nas nuvens e desejo de vê-lo a toda hora são apenas alguns dos sinais da paixão. Veja outros:



Thinkstock/Getty Images
Ficar sem graça e tentar disfarçar as emoções é uma reação bem comum entre os apaixonados

A paixão, esta sensação poderosa, responsável por trazer alegria e colorido para a vida, pode mudar radicalmente a forma como uma pessoa se comporta e enxerga o mundo ao redor. Tanto que, na Psicologia, ela não é caracterizada como um sentimento, mas sim como um “estado da alma”.
“Estar apaixonado é uma sensação passageira que dá motivação e força para ver graça na vida”, ilustra o psicólogo e especialista em relacionamentos Alexandre Bez.
Se o simples fato de estar apaixonado motiva tanto assim, perceber-se vivendo essa sensação nem sempre é tão fácil. Reza o dito popular que o pior cego é aquele que não quer ver. E, realmente, nem todo mundo consegue – ou está preparado – para compreender e aceitar o que está vivendo. Mas, para a psicanalista Cristiane M. Maluf Martin, alguns pensamentos e atitudes são indicativos claros da paixão.


Além disso, vale lembrar que estar apaixonado é uma espécie de estado de êxtase, o que influi no julgamento que fazemos de tudo. A capacidade de racionalizar fica reduzida, há perde de apetite, o sono fica mais agitado e a rotina parece bem mais agradável. No entanto, é preciso ficar atento para não entrar em uma relação unilateral, onde esse turbilhão de sensações não seja correspondido. Apaixonar-se leva tempo.“A pessoa passa a falar de si mesma e de seus problemas com o outro com muita facilidade. Ela se abre para o outro e divide questões da sua vida. Além disso, querer apresentar o rapaz para familiares e amigos e incluí-lo em projetos futuros demonstra muito isso” – diz.
“Hoje as pessoas têm um grau de ansiedade e insegurança muito elevado, algo ligado ao imediatismo. Querem que as coisas aconteçam rapidamente e, por isso, acabam entrando em relações sem futuro, por não prestarem atenção aos sinais de que aquilo não vai dar certo.” – explica Cristiane.
O lado bom é que a paixão deixa a vida mais leve e faz nos sentirmos pessoas mais felizes, ao menos enquanto ela dura. Veja a seguir uma lista com os principais sinais de que a paixão já se instalou na sua vida. Você está caidinha por ele se:
1. Sente o coração acelerado, a respiração ofegante e as mãos suadas toda vez que encontra ou simplesmente fala com ele: O corpo reage instantaneamente quando somos expostos a qualquer tipo de euforia e excitação, dando sinais claros de ansiedade.
2. Sai do ar pensando nele: se você anda meio desligada, com a cabeça nas nuvens, não se culpe. Um dos mecanismos da paixão é justamente pensar, várias vezes ao dia na pessoa amada. Se ele fica invadindo seus pensamentos a todo minuto e você fica devaneando sobre o próximo encontro de vocês, isso é apenas reflexo dos seus sentimentos.
3. Faz de tudo para encontrá-lo: não importa se você vai ter de sair mais cedo e atravessar a cidade ou que tenha de passar diversas vezes pelo andar onde ele trabalha, tudo que importa é poder vê-lo. Ainda que seja só para dar um sorriso e uma piscadinha de longe.
4. Fica sem jeito quando está com ele: tentar disfarçar as emoções, especialmente as que mexem demais conosco, é uma reação bem comum entre os apaixonados.
5. Ele é o seu assunto principal: da noite para o dia, o cara com quem você vinha saindo vira o tema preferido das suas conversas, seja no trabalho, no almoço com as amigas ou até com a família. Em tudo você logo se lembra dele e o cita como se o conhecesse há muitos anos.
6. Você deseja o olhar dele: uma mulher apaixonada aposta na vaidade e vai tentar conquistar a admiração do objeto desse desejo. Nem que para isso tenha que gastar um pouco mais no cabeleireiro ou comprar um vestido novo para jantar com ele.


Thinkstock/Getty Images
Sonhando acordada: um dos mecanismos da paixão é pensar várias vezes ao dia na pessoa

7. A presença dele se torna essencial: no churrasco dos amigos no final de semana ou até naquela festa da empresa, você passa a inseri-lo no seu cotidiano. Ir aos lugares sem ele começa a ficar sem graça e você sente que trocaria qualquer um desses programas para estar nos braços do seu gato.
8. Você o admira e respeita a opinião dele: automaticamente você passa a achar ele o cara mais incrível do mundo. Além disso, a opinião dele se torna muito importante para você, que passa a consultá-lo sobre temas da sua vida familiar ou profissional.
9. Sente orgulho em apresentá-lo ao seu círculo social: está é uma prova cabal de que você realmente está interessada no moço. Se faz questão de incluir o parceiro em eventos com pessoas próximas, como amigos e familiares, e deseja que eles tenham uma boa impressão dele e o aceitem, você está definitivamente apaixonada por ele.
10. A sua lista de prioridades muda: você passa a pensar nele antes de planejar o final de semana ou até reconsidera aquelas férias com as amigas em nome da relação. Tudo para ficar mais um tempo com ele.
11. Você passa a exigir atenção e exclusividade: as mulheres que convivem com ele viram concorrência e a ideia de ser negligenciada na vida dele passa a incomodar muito. Ao mesmo tempo em que dá, você exige atenção e exclusividade.
12. Seu humor muda: as pessoas ao seu redor normalmente comentam que você está mais feliz e você se sente mais motivada, produtiva e pronta para encarar as coisas chatas do cotidiano.
13. Os interesses dele viram seus: mesmo que nunca tenha gostado de motos, você vai a uma exposição sobre o tema e acha tudo muito interessante. Ou ainda, passa a se interessar mais por futebol pelo simples fato de ele ser um torcedor fanático.
“Quando a mulher está apaixonada ela se sente preenchida por este sentimento de euforia e passa a se entregar muito, tornando-se mais tolerante” – finaliza Alexandre Bez. O amor não é lindo?
Por Erisson Rosati , especial para o iG São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário