Páginas

Releitura da Obra: O PODER DA DECISÃO, do Pastor Silas Malafaia



                O Livro  traz uma reflexão sobre as decisões que precisamos tomar e toma como personagem bíblico o profeta Daniel por ser considerado um homem estoico, corajoso, sábio, cheio de fé e dedicado a oração.
            Daniel era um jovem príncipe judeu que por ter boa aparência, ser inteligente foi selecionado para servi a corte do rei dos caldeus. Ali na corte ele aprenderia os protocolos reais, a língua e os costumes dos babilônicos para servir melhor o rei Nabucodonosor. Dentre todas as decisões que Daniel tinha que tomar, uma delas era a de permanecer,  ou não,  firme ao lado de DEUS. Portando todas as suas escolhas estavam sempre fundamentadas em não ferir os princípios de sua FÉ.
Em nosso meio temos pessoas que não conseguem prosperar em seus intentos, tanto no campo material, como no espiritual devido a pelo menos três razões:
·                                * Decisões baseadas na opinião da maioria; 
              Ninguém deve basear suas decisões apenas na opinião alheia. Devemos entender que o que é bom e dá certo para uma pessoa nem sempre servirá para outra ou até mesmo para nós.
·                               * Decisões baseadas em desejos momentâneos;
                  Outro risco é basearmos nossa decisões em desejos momentâneos pois corremos o risco de darmos um grande passo na direção do fracasso, porque, quando desejamos muito algo, tendemos a ficar cegos para as demais coisas à nossa volta e para as consequências de nossas escolhas.
              * Decisões baseada em emoções e sentimentos:
  “Não devemos viver na dependência das emoções.”
Minha pergunta é? Quanto tempo então, dura um sentimento para ser considerado passageiro?
Devemos avalia-los e verificar se são puros, legítimos e se estão de acordo com a vontade do Senhor. Uma pessoa que age pelo sentimento da Emoção é designada como INDECISA, pois ela muda de ideia sempre que muda de sentimento.
Não seja INDECISO!
A Indecisão desvia nossa mente do foco a ser atingido e mina as nossas forças; impede-nos de termos objetivos concretos.
Não devemos ter receio de cometer erros ao tomar decisões. Não deixe que o medo de errar e ser rejeitado e criticado anule seu potencial e o seu posicionamento em direção a algo que Deus já disse ser seu. Não adie a decisão nem transfira a escolha para outros.
" Tudo passa primeiro pelo processo mental."
Antes de tomarmos qualquer decisão devemos refletir nos seguintes aspectos:
* O que queremos?
* Isso é o melhor pra mim?
*Quando errei, quando acertei?
* Como os outros fizeram quando tomaram decisões nessa área?
* Estou preparada para correr riscos, assumir as responsabilidades pelo sucesso e pelo fracasso de minha decisão?
* Quando e como começar?
* O que fazer e como deverei agir a partir de agora?
Portanto, quando tiver diante de si uma decisão importante e souber o que é certo a fazer, assente seu coração e não se deixe intimidar pela circunstância e o risco de ser mal interpretado ou rechaçada. Confie em Deus e faço o que é correto.
Depois que fizermos uma escolha temos de ter fé e acreditar na decisão que tomamos mesmo quando errarmos. Temos de confiar. Se não acreditarmos em nossa escolha, então já estaremos em desvantagens. A FÉ produz a CORAGEM.
"CORAGEM é dominar o Medo mas não a ausência do Medo."
Existem algumas decisões que estão no campo da vontade absoluta de Deus, outras portanto Ele permite que usemos de nossa percepção, inteligência e conhecimento da sua palavra para escolhermos. Deus permite que nós decidamos algumas coisas que dizem respeito à nossa história. Ele acredita em nosso Potencial.
Existem pessoas que costumam perguntar tudo ao Senhor, não decidem nada sem antes saber qual é Sua vontade. Se Deus ficar em silêncio ou elas não entenderem qual a vontade de Deus, passam anos e anos esperando uma confirmação audível e visível. Tudo poderia ser resolvido se lembrassem que Deus nos deu sentimentos, desejos, consciência e sua PALAVRA para nos ajudar a tomar as decisões com sabedoria e segurança.

Renata Finholdt apresenta alguns passos que podem ser dados para aumentar seu poder de decisão e para que você tenha mais tranquilidade em fazer suas escolhas são eles:

* REFLEXÃO : Reflita bem a respeito da decisão que você tomar, pense nas consequências que as várias opções de escolha lhe trarão.

* ANALISE: Analise cada opção. Se for preciso peça ajuda de alguém de sua confiança, mas não deixe que outras pessoas decidam por você.

* DÊ TEMPO: leve o tempo necessário para reflexão e análise. Decisões  tomadas às pressas muitas vezes não se tornam tão assertivas quanto poderiam ser.

* CONFIANÇA: Confie em você. Consulte seus próprios valores e suas crenças para que tome a decisão correta.

* ORAÇÃO:  Antes e depois de ter em mente a possível decisão, ore ao Senhor pedindo que lhe ajude a sentir se a decisão que tomou é a mais correta e sensata. Ore com FÉ,  e sinta a resposta que poderá vir através de um sentimento em seu coração ou mesmo através de outra pessoa que o Senhor usará como instrumento para lhe ajudar. A Oração é muito importante para que se sinta seguro em sua decisão final.

" Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração; prova-me e conhece os pensamentos". Salmo 139:23

Nenhum comentário:

Postar um comentário